Concurso "Jornalismo em Português"

Futuros jornalistas

A. Objetivos  
  

Promover entre futuros profissionais de comunicação social timorenses hábitos de leitura de informação em português, de autoaprendizagem, pesquisa e rigor, bem como consolidar conteúdos já lecionados.

B. Duração

Cerca de seis meses (de 06 de junho a 31 de dezembro) / 1 questionário e exercícios em linha por semana

C. Prémios

1.º lugar – 1 computador portátil e 7 livros

2.º lugar – 1 computador portátil e 3 livros

3.º lugar – 1 disco externo, 1 auscultadores e 5 livros

 

D. Regulamento​
1. Participantes

a) Podem apenas participar no concurso os futuros jornalistas do Consultório da Língua para Jornalistas (CLJ). 

2. Acesso aos questionários

a) Todas as semanas, serão disponibilizados no sítio www.consultoriolinguajornalistas.com , em “Recursos/ Concurso ‘Jornalismo em Português” o questionário e os exercícios interativos (numerados) que terão de ser realizados nessa semana.

b) Os exercícios interativos podem ser realizados fora da sala de aula.

c) Os questionários serão divididos em cinco grupos e os formandos têm de responder diariamente a cada grupo, na sala de aula, tendo uma hora para o fazer, sem acesso a telemóvel, WhatsApp, Messenger ou outras plataformas de comunicação.

d) A cópia e ajuda serão penalizadas com a eliminação dos candidatos.

e) Todos os questionários terão de ter o nome do participante (primeiro e último nome). Se não for colocado o nome, considera-se que o participante não realizou o questionário.

f) Todos os participantes terão de se registar nos exercícios interativos do Educaplay para que o nome seja visível nessas atividades. Se não colocarem o nome, considera-se que não realizaram a tarefa.

​d) Os concorrentes só podem submeter um questionário por semana. Se entregarem mais de um, recebem 0 pontos nessa semana.

e) Caso o concorrente falte, só pode responder aos questionários caso a falta tenha sido justificada.

f) Os questionários terão perguntas de Português (compreensão da leitura, compreensão oral e expressão escrita), de Pensamento Crítico, Conhecimentos Gerais, Matemática para Jornalistas, Princípios da Profissão e Escrita Jornalística.

g) Os exercícios interativos estarão ligados ao léxico e ao funcionamento da língua.

3. Prazo de resposta aos questionários e exercícios interativos

a) Os participantes têm entre segunda-feira e sábado (até às 23h59) de cada semana para responder aos questionários e realizar os exercícios disponíveis em linha. Não serão consideradas respostas aos questionários e exercícios fora desse prazo.

4. Pontuação

a) Todas as semanas, serão atribuídos 100 pontos a cada participante, distribuídos da seguinte forma:

  • Pontuação obtida no questionário: 90%

  • Realização dos exercícios (sem avaliação da pontuação obtida): 10%

 

b) Em caso de empate, os participantes terão de escrever uma reportagem com, no máximo, 1100 palavras, avaliada posteriormente pelos formadores.

c) Nos primeiros 4 meses, os resultados serão publicados semanalmente. A partir do quinto mês, serão apenas divulgados na última semana de concurso.

d) Todas as semanas, serão trabalhadas em sala de aula e divulgadas as respostas corretas do questionário da semana anterior.